quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apresentação Banal e Brasil #1


Olá Leitor, sou Lucius e o novo autor neste site, me juntei a familia D. por gostar da idéia de passar o que penso através de textos e criticas, mas isso sou eu, os outros membros tem suas próprias razões.
Pediram-me para selecionar um significado especial para o "D.", pois aqui todos tem um, então eu escolhi Diseased, que significa "doente" em inglês, porque querendo ou não eu faço parte de uma sociedade doente, e não me importo em mostrar esse defeito, na verdade quero é apontá-lo e corrigi-lo
Por influencia de livros, professores, jornais e outros blogs, acabei por me tornar um pequeno filósofo, tanto que algumas vezes chego a discutir com o Willian a respeito de coisas erradas ou problemas sociais. E alem de "pensador"(hahaha) sou musico, então podem esperar por musicas carregadas de criticas, e comentários a respeito delas também...
Serão Postagens de MUITA teoria, então tenham paciência e verão que vale a pena.
Lembrando que sou extremamente novato no assunto blog então podem ocorrer erros então, por favor, façam suas críticas construtivas, observações e até contem casos pessoais pois isso enriquece o conteúdo do site.
E para não ficar apenas em uma postagem de apresentação, vamos ao conteúdo:

Brasil, país das glórias #1.
Caros leitores, como todos sabem (ou deveriam saber) vivemos em um mundo problemático, nosso pais é conhecido por uma burocracia ridícula, escolas que mais parecem manicômios, e para sobreviver temos que pagar tudo, seja ensino ou saúde, coisa que o estado deveria nos oferecer. Mas nesta postagem vou trabalhar mais do que apenas a situação atual, vou lhes dar passagens do passado e explicar como chegamos aqui.
Foi com o Paulo Renato Souza, falecido ex-ministro da educação, que tornou a educação brasileira em algo problemático, caso não tenha se lembrado dele, ele foi quem criou o ENEM (lembrando que não vou criticar o ENEM aqui). Enquanto ele esteve no poder nem uma única universidade ou escola técnica federal foi criada, nem um único aumento salarial para professores, congelamento do valor e redução do número de bolsas de pesquisa, uma onda de massivas aposentadorias precoces, a proliferação do “professor substituto” com salário de R$400,00 e um sucateamento que impôs às universidades federais penúria que lhes impedia até mesmo de pagar contas de luz (não é atoa que houve greves em 2001)
Claro que ele não fez tudo sozinho, o Brasil tende a ajudar a elite mesmo logo eles não se importaram com as mudanças propostas e com o povo brasileiro...
A Escola Publica acabou ficando com os pobres que recebem educação de baixa qualidade, alguns vão a escola apenas por ir, pais não se importam com faltas de seus filhos contanto que a bolsa escolar continue em vigor.
Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia? Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros, ensinando que não é necessário haver respeito às autoridades e aos outros.
Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e pousando nuas para ganhar dinheiro. Para quê eu me matar de estudar se há tantas profissões que não são valorizados e nem respeitadas?
Por Verônica Dutenkefer
O nível das escolas abaixou muito e hoje faltam professores, em primeiro lugar pelos péssimos salários, em segundo está a falta de segurança sentida pelos professores dentro da sala de aula, logicamente não são todos os alunos, isso seria uma visão determinista, mas essa é a noticia que chega aos ouvidos dos professores, seja através de jornais ou até de outros professores. Professor é de fato uma espécie em extinção.
Se quiser ler o desabafo de uma professora entre neste link ou eu colocarei em uma postagem separada, mas por enquanto cliquem no link.
“Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável e ela é crucial para entender de o porque o Brasil não melhora, é o investimento nessa área que faz a diferença.
Mudando o foco...
Se o Brasil falha-se apenas na educação já seria um milagre. Mas ele tem que falhar na base toda... Vou usar de exemplo para o problema de saúde um caso pessoal, conheci uma senhora em minha cidade que tem doenças na pele, nos rins e no fígado, e tudo isso teria sido evitado caso a burocracia não fosse tão ineficaz, a senhora levou cerca de 1 ano para que fosse confirmada a doença, e durante esse período usou um remédio receitado pelo médico, esse remédio iniciou uma reação alérgica que piorou ainda mais a situação, vendo tudo isso o filho dela procurou solução no sistema privado, se não fosse por isso, talvez não estaria mais viva. Agora e as pessoas que não puderam pagar, já parou pra pensar nisso?
Todo depender de dinheiro num país não faz o menor sentido pra mim.
Pretendo a falar mais sobre o assunto na próxima postagem, e trarei mais dados e farei algumas pesquisas e já que a maioria que viu o tamanho do texto desistiu, paro por aqui.
Agora fiquem com uma musica de Legião urbana:
Legião Urbana - Perfeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário